Onde estamos

R. Bonfim, 47 - Carmo, Olinda -
PE, 53120-130
(81) 3429-1052

  • mec
  • cnpq
  • prouni
  • fies

Pesquisa e intercâmbio

CENTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS – CAC

A FOCCA - Faculdade de Olinda estimula a pesquisa e o intercâmbio de seus professores e alunos através do Centro de Atividades Cientificas – CAC, que está estruturado em três áreas de atuação: a pesquisa, o intercambio e a extensão.

Na área de pesquisa e iniciação cientifica o CAC apóia os professores e alunos de acordo com a demanda dos interessados e através de convênios com instituições de fomento à pesquisa e de parcerias com instituição públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que buscam no apoio desta Academia, embasamento aos seus projetos e objetivos institucionais.

Nesta área, o CAC ainda oferece apoio na formatação e desenvolvimento de pesquisa e publicação através da promoção de oficinas especializadas, tendo como um dos corolários deste processo de iniciação científica a publicação de artigos na Revista Cientifica da FOCCA, a Scientia Una, cabendo ao CAC acompanhar e supervisionar as pesquisas lado a lado aos professores e alunos buscando sempre atender às suas diversas necessidades.

Na promoção do intercâmbio , a FOCCA, através do CAC, oferece aos seus alunos e professores intercâmbio internacional com possibilidade de bolsas de estudos no exterior, e também passará a oferecer ao estrangeiro visitante ou residente na cidade o apoio necessário através de curso de idiomas e oficinas sobre temas de interesse como cultura, economia e política brasileira, ministrados em português e inglês.

« Mais informações:

• Centro de Atividades Cientificas - CAC

Tel: 3429-4500 Ramal: 27
Site: www.focca.com.br Email: cac@focca.com.br
Resp.: Prof. Tibério Monteiro / email: tiberio@focca.com.br / cac@focca.com.br


PESQUISA

A FOCCA, através do Centro de Atividades Cientificas – CAC estará coordenando pesquisas científicas e aplicadas através da integração professor/aluno. O apoio do CAC começará após o diálogo e a delimitação do tema de pesquisa entre professores e alunos (no máximo três alunos por tema).

A idéia da pesquisa deverá ser apresentada por escrito ao CAC, que, em conjunto com os professores-orientadores, elaborará um termo de compromisso e formatará o projeto visando buscar sua viabilidade junto às entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos de acordo com as áreas de interesse.

Caberá ao CAC acompanhar e supervisionar as pesquisas lado a lado aos professores e alunos tentando sempre atender às suas necessidades. O CAC funcionará também como órgão responsável pelo respectivo projeto de pesquisa junto ao eventual patrocinador, respondendo, em conjunto com os professores-orientadores, pelos respectivos prazos e demais obrigações estipuladas.

Eventualmente, o CAC poderá induzir algumas pesquisas sob patrocínios específicos como a pesquisa sobre Organizações Não-Governamentais visando a criação de Núcleos de Estudos Especializados. Essas pesquisas induzidas deverão ser divulgadas na página do CAC na internet e no mural de avisos no próprio CAC com os respectivos prazos e condições.

Aos alunos interessados, o CAC dispõe de perfil, currículo e áreas de interesse dos professores da FOCCA.


« Mais informações:

• Centro de Atividades Cientificas - CAC
Tel: 3429-4500 Ramal: 27
Site: www.focca.com.br Email: cac@focca.com.br
Resp.: Prof. Tibério Monteiro / email: tiberio@focca.com.br / cac@focca.com.br

INTERCÂMBIO E APOIO AO ESTRANGEIRO

A FOCCA, através do Centro de Atividades Cientificas – CAC, está oferecendo aos seus alunos e professores intercâmbio internacional, inicialmente para Argentina e Estados Unidos. Outros países poderão ser observados de acordo com o interesse do potencial intercambista!.

Além do acordo internacional e do apoio e supervisão aos alunos e professores interessados, o CAC poderá levantar custos de passagens, hospedagem e alimentação e a documentação para vistos. Sabe-se que os custos e as condições de pagamento variam de acordo com cada universidade/país.

O intercambista terá inicialmente cinco opções de intercâmbio:

  • Intercâmbio semestral regular de alunos e/ou professores de graduação que consiste em o aluno ou professor atender às aulas em universidade estrangeira durante um ou dois semestre(s) letivo(s), sendo analisado caso a caso a equivalência das disciplinas estudadas;
  • Intercâmbio de alunos e/ou professores dos Programas de Pós-graduação da FOCCA que consiste na realização de um módulo do respectivo programa na universidade estrangeira e inclui um programa de visitação às empresas locais com duração estimada de 20 a 25 dias;
  • Programa de Pós-Graduação Latu Senso e Strictu Senso no exterior;
  • Programa de visita às empresas e entidades afins no exterior com duração estimada em 20 dias;
  • Curso de Idioma no Estrangeiro que consistirá em o aluno e/ou professor interessado atender aos cursos de idiomas oferecidos nas universidades dos países conveniados a duração dos cursos variam de 1 (um) a 5(cinco) meses ;
  • O aluno e/ou professor interessado deverá procurar o CAC com sua idéia de passar um ou dois semestres no exterior para que seja estudada caso a caso a viabilidade do intercâmbio. Como mencionado anteriormente, os custos e condições variam de acordo com cada universidade em cada país.


« Mais informações:

• Centro de Atividades Cientificas - CAC
Tel: 3429-4500 Ramal: 27
Site: www.focca.com.br Email: cac@focca.com.br
Resp.: Prof. Tibério Monteiro / email: tiberio@focca.com.br / cac@focca.com.br